Nota à comunicação social n.041/06
DIA NACIONAL DE LUTA ASSINALADO EM TODO O PAÍS
No próximo dia 8 de Junho a CGTP-IN leva a efeito, por todo o país, um Dia Nacional de Luta.
Este dia nacional de luta tem como objectivo lutar pelo progresso da segurança social; contra a redução das pensões; contra o aumento da idade de reforma.
As propostas para uma reforma estrutural da Segurança Social apresentadas por este Governo são graves. Para as futuras pensões o governo pretende que os trabalhadores optem: ou reduzem a pensão; ou aumentam a idade de reforma; ou aumentam as suas contribuições (actualmente é 11%).
Tudo em nome da esperança de vida, ao mesmo tempo que o patronato, com a complacência do governo expulsa precocemente do trabalho activo milhares e milhares de trabalhadores com mais de 50 anos.
A sustentabilidade financeira da Segurança Social não pode ser feita à custa dos direitos sociais, mas sim pelo crescimento económico, por mais emprego com direitos, por melhores salários, pela diversificação das fontes de financiamento, pelo combate à fraude à evasão e às dividas contributivas.
No dia 8 de Junho, os trabalhadores de todo o país vão continuar a lutar contra políticas que não são solução no presente, como não o foram no passado e muito menos o serão no futuro.
Manuel Carvalho da Silva, Secretário-geral da CGTP-IN vai estar de manhã em Viana do Castelo onde os trabalhadores se concentrarão pelas 10 horas no jardim D. Fernando e fará a sua intervenção na Pçª da República. À tarde o Secretário-geral participará na concentração de Lisboa às 15 Horas, na Rotunda de Entrecampos (junto ao Edifício da Segurança Social) e fará a sua intervenção junto ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Desde já agradecemos a cobertura que esse órgão entendera dar a esta iniciativa.
Lisboa, 07.06.2006DIF/CGTP-IN