MANIFESTAÇÃO EUROPEIA EM WROCLAW – POLÓNIA - 17 DE SETEMBRO
Confederação Europeia de Sindicatos (CES) promove, com apoio
local das organizações sindicais polacas, uma manifestação europeia
pela solidariedade, pelo emprego e direitos dos trabalhadores e contra
a austeridade.
Comunicado de Imprensa n.º 042/11
MENSAGEM DA CGTP-IN À CES E ÀS CENTRAIS SINDICAIS POLACAS
MANIFESTAÇÃO EUROPEIA EM WROCLAW – POLÓNIA - 17 DE SETEMBRO
A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) promove, com apoio local das organizações sindicais polacas, uma manifestação europeia pela solidariedade, pelo emprego e direitos dos trabalhadores e contra a austeridade.
A CGTP-IN enviou à CES e às centrais sindicais polacas uma mensagem de solidariedade, que se transcreve:
“A CGTP-IN transmite a sua solidariedade e apoio à manifestação europeia de Wroclaw convocada para amanhã, contra o ataque aos direitos, à negociação colectiva e as medidas de austeridade.
Devido a um conjunto de iniciativas que atualmente promovemos em Portugal, contra as medidas de profunda regressão económica e social impostas pelas políticas governamentais e pela Troika - UE/BCE/FMI, não nos é possível estar representados nesta jornada de luta europeia.
Em diversos países europeus, como é o caso da Grécia, Irlanda e Portugal, os governos cedem, de forma crescente, aos ditames dos especuladores e dos grandes grupos económicos e financeiros e às pressões das instituições europeias e impõem aos trabalhadores e populações programas ditos de austeridade que provocam mais desemprego e precariedade e constituem brutais ataques às condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e dos povos, um profundo agravamento das injustiças e a recessão económica, à medida que continuam a aumentar os lucros do grande capital, a especulação e a exploração de quem trabalha.
Portugal e outros países vítimas destes programas estão a aumentar a distância que os separa dos países mais desenvolvidos da UE, destruindo-se assim qualquer perspetiva de coesão económica e social na UE e de evolução no progresso.
A CGTP-IN opõe-se a este caminho de ingerência e submissão, apresentando propostas alternativas e de futuro, resistindo e lutando contra estas violentas e injustas medidas e políticas.
Assim, saudando esta jornada promovida pela CES e pelos sindicatos polacos, anunciamos que, no próximo dia 1 de Outubro, a CGTP-IN promoverá grandes manifestações de protesto e luta “contra o empobrecimento e as injustiças, pelo emprego, salários, pensões e direitos sociais” nas cidades de Lisboa e Porto.
A manifestação de Wroclaw realiza-se num momento absolutamente crucial, no quadro da ofensiva em curso, sendo imperioso o desenvolvimento e aprofundamento das lutas dos trabalhadores e dos povos, em cada Estado-membro, bem como a nível continental e global, em defesa dos direitos e interesses de quem trabalha e pela mudança de rumo da Europa.
Estamos convictos de que outro rumo é possível, promovendo a unidade na acção e afirmando a solidariedade com protesto, proposta e luta.
Aceitem, camaradas da CES, das centrais sindicais polacas e de todas as centrais sindicais nacionais presentes na manifestação, a activa solidariedade da CGTP-IN e dos trabalhadores e trabalhadoras portugueses que representamos”.
DIF/CGTP-IN
Lisboa, 16.09.2011