Ataque à Sede Nacional da CGIL
Mensagem de solidariedade da CGTP-IN:
Caros camaradas da Confederação Geral Italiana do Trabalho (em italiano, Confederazione Generale Italiana del Lavoro - CGIL),
Em nome da direcção da CGTP-IN e de todos os trabalhadores que representamos em Portugal, condenamos, da forma mais veemente possível, o ataque ocorrido ontem à tarde contra a vossa sede nacional.
O assalto às instalações da maior confederação sindical italiana evidencia a crescente presença e organização de forças preparadas para minar a democracia, as liberdades e os direitos civis, nomeadamente os direitos e as liberdades sindicais.
Essas forças estão a ganhar visibilidade e a aumentar os seus discursos e acções antidemocráticas num contexto em que, na União Europeia, têm sido adoptadas políticas e orientações que atacam as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e dos povos, as liberdades e a soberania.
Os sindicatos e todas as organizações democráticas devem rejeitar e combater firmemente essas acções.
Nesta ocasião, a CGTP-IN reitera a sua solidariedade com a CGIL, com os trabalhadores e o povo italiano e também com os objectivos centrais da Manifestação Nacional que os sindicatos italianos vão realizar no sábado, dia 16 de Outubro.
Cumprimentos Fraternos.
10/10/2021
João Barreiros
Conselho Executivo
CGTP-IN
PORTUGAL