A CGTP-IN esteve presente no 7º congresso da PGFTU, a central sindicato dos trabalhadores palestinianos, que se realizou nos dias 5 e 6 de Abril, em Ramalá.

Realizado num período de intensificação do massacre de Israel sobre o povo palestiniano, em particular com o genocídio e destruição na faixa de Gaza mas também os brutais ataques no norte da Cisjordania, o congresso da PGFTU foi um importante momento de resistência dos trabalhadores palestinianos.

Um congresso que deu nota da política opressiva, repressiva e racista do governo israelita, que ataca o direito dos trabalhadores palestinianos ao trabalho, negando vistos de trabalho, levantando cada vez mais postos de controlo, afectando de forma séria os rendimentos dos trabalhadores da Palestina.

A presença da CGTP-IN reafirmou a sua solidariedade com os trabalhadores e o povo da Palestina, a defesa do direito dos trabalhadores ao trabalho, a defesa do seu direito a uma Palestina livre de ocupação. Dando nota das dezenas de acções realizadas em conjunto com o movimento pela paz, que mobilizaram milhares de trabalhadores e população no geral, a CGTP-IN denunciou o papel cúmplice dos EUA, UE e NATO e deixou o compromisso de continuar a pressionar o governo português para que seja uma força pela paz e reconheça, de uma vez por todas, o estado da Palestina livre, independente e soberano, com as fronteiras de 1967, de acordo com as resoluções da ONU.

Afirmando a força e luta do povo Português afirmou-se a solidariedade dos trabalhadores Portugueses e a convicção de que Palestina vencerá!

INT/CGTP-IN