Ante a realização da Jornada Mundial pelo Trabalho Digno, a CGTP-IN reitera à direcção da CSI (Confederação Sindical Internacional) e às organizações sindicais nela filiadas a sua disponibilidade em manter as relações de amizade e cooperação existentes, a favor da valorização do trabalho e dos trabalhadores, a defesa dos direitos e a melhoria das suas condições de vida e de trabalho.

Aos trabalhadores da maioria dos países continuam a ser negados direitos básicos, com baixos salários, horários cada vez mais desregulados e longas jornadas de trabalho, que o desenvolvimento das forças produtivas não permite como exige que se alterem. Uma situação que tem como contraponto os colossais lucros das grandes empresas e a sua centralização em cada vez menos mãos.

A valorização do trabalho, o trabalho digno é, por isso, um objectivo a atingir, tendo os trabalhadores, e a sua organização, como agentes da mudança na defesa dos seus direitos e aumento dos rendimentos, na luta pela melhoria das suas condições de trabalho e de vida, na luta em defesa da sua soberania e da paz. Estas são as condições essenciais para travar o passo à crescente propaganda de normalização de ideias reaccionárias contra a liberdade sindical e o direito à greve, de banalização da guerra, de discursos racistas, xenófobos e de promoção de ideias e de forças fascistas que iludem os trabalhadores e lhes desviam a atenção do fundamental.

É animada por esta convicção, que a CGTP-IN desenvolverá durante o mês de Outubro uma intensa acção de mobilização, reivindicação e luta que culminará numa manifestação nacional dia 9 de Novembro e que levará às ruas as reivindicações dos trabalhadores, pelo aumento dos salários, pelo direito à habitação, pela valorização dos serviços públicos e das funções sociais do estado, pela redução dos horários de trabalho e o combate à precariedade, numa afirmação da solidariedade internacionalista e pela paz.

A nossa experiência evidencia que é possível resistir a pressão ideológica que tenta empurrar os trabalhadores e outras camadas da população para o conformismo e procura convencer de que não existe alternativa. Os trabalhadores fazem andar para a frente e transformam o mundo todos os dias com a sua força, nada lhes está vedado, pelo que ganhar a batalha da confiança e da esperança num trabalho com direitos, na justiça e numa vida melhor está ao alcance de todos.

INT/CGTP-IN