O SINTAB, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabaco de Portugal, solidariza-se com o protesto realizado ontem, pelos Vitivinicultores da região do Douro, na cidade de Peso da Régua.
Ainda que de forma sazonal, o setor vitivinícola representa uma parte considerável da fonte de emprego da região que, sem condições de rentabilidade, tem tendência para desaparecer.
A manutenção da viabilidade de organização cooperativa dos produtores da região garantiria a solidificação do traço social do setor, que, cada vez mais, se vê invadido pelas grandes casas de vinho do Porto, com interesses pouco dados ao compromisso com a Região Demarcada do Douro, muito menos com a criação de emprego de valor.
É fundamental valorizar as profissões ligadas à vinha e ao vinho na região do Douro, reconhecendo a sua centralidade no desenvolvimento económico e cultural desta zona histórica. Estas profissões não devem ser confundidas nem diluídas no setor do turismo, como tem vindo a acontecer com a crescente aposta das grandes casas do Vinho do Porto. Esta tendência descaracteriza o verdadeiro cariz produtivo da região e contribui para a desvalorização do setor produtivo nacional, que deve ser protegido, reconhecido e justamente recompensado
O SINTAB assumiu o compromisso de potenciar a organização destes Trabalhadores, não apenas pela defesa dos seus direitos e da sua sobrevivência, mas no propósito de abrir caminho ao sentido reivindicativo com vista à melhoria do emprego, dos salários, dos direitos, e da vida dos Trabalhadores do Douro.
Fonte: SINTAB