Os Trabalhadores da EUROP ASSISTANCE (empresa responsável pelo atendimento dos segurados da seguradora Tranquilidade / Generali há 19 anos) reunidos em plenário
decidiram mandatar o SINAPSA para o desenvolvimento das ações necessárias para a defesa dos 68 postos de trabalho.
O grupo Generali / Tranquilidade decidiu transferir o trabalho para outra empresa do grupo a Close to Costumers (empresa de mediação com condições inferiores) pretendendo
despedir os Trabalhadores da EUROP ASSISTANCE.
Está claro para o SINAPSA que o trabalho não acaba, configurando uma transmissão de estabelecimento. Logo, e segundo a Lei, os Trabalhadores têm direito, a acompanhar o
serviço para a nova empresa.
A EUROP ASSISTANCE, pretende fazer cessar os contratos de trabalho com os Trabalhadores através de rescisões por mútuo acordo, não garantindo o acesso ao subsídio de desemprego por falta de quota e não apresentando qualquer alternativa ao despedimento.
O SINAPSA, enquanto estrutura representativa dos Trabalhadores, já solicitou a intervenção do Ministério do Trabalho (DGERT) para esclarecimentos da situação, estando agendada nova reunião para o dia 18 de Julho, uma vez que as várias empresas envolvidas nesta alteração não conseguiram dar os esclarecimentos necessários na primeira reunião.
Apelamos que os Trabalhadores não aceitem quaisquer propostas que cessem os contratos de trabalho. É necessário encontrar soluções que garantam a segurança do emprego!
Os Trabalhadores não podem ficar prejudicados pelas alterações que a GENERALI pretende implementar dentro das empresas no grupo como forma de reduzir custos.
Devido a esta situação, o SINAPSA nos próximos dias, irá desenvolver ações que poderão causar perturbações nos serviços dos segurados do grupo Generali / Tranquilidade.
Fonte: SINAPSA - Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins