FENPROF volta amanhã a reunir com o MECI para a negociação de medidas do Plano + Aulas + Sucesso

Amanhã, dia 31 de julho, pelas 8:30 horas, a FENPROF reunirá com a equipa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), para um segundo momento da negociação sobre o regime de aplicação das medidas que constam do Plano +Aulas +Sucesso. Após uma primeira reunião no dia 25 de julho, na qual não foi possível obter respostas para todas as questões enviadas pela Federação com a devida antecedência, espera-se, amanhã, não só esclarecer as dúvidas que persistem, mas, também, que o MECI acrescente medidas de apoio para incentivo à colocação de professores nos agrupamentos e escolas que vêm enfrentando carência de professores.

O próprio MECI já reconheceu que as medidas propostas não irão resolver o problema de fundo da falta de professores, mas somente dar algumas respostas mais imediatas aos problemas mais urgentes das escolas e grupos de recrutamento identificados com falta de docentes; reconheceu, ainda, que o plano apresentado tem uma duração limitada no tempo, terminando no ano letivo de 2027/ 2028.

A FENPROF considera que o problema da falta de professores se agravará, caso não sejam tomadas medidas estruturais que resolvam de forma frontal e eficaz este drama, desde logo as que permitam valorizar a profissão docente, tornando-a atrativa. Esta é a questão, se não única, essencial, ignorada por sucessivos governos, que optaram por desvalorizar a falta de profissionais, que começou a desenhar-se há largos anos e para a qual a FENPROF não se cansou de alertar.

Tal tem de ser o caminho e é isso que a FENPROF reiterará e exigirá na reunião de amanhã com a equipa do MECI.

Fonte: FENPROF