O Programa Operacional Potencial Humano (POPH), um dos três programas temáticos do QREN 2007-2013 para o Continente, dispôs de uma dotação global de mais de 8,7 mil milhões de euros, 6,4 mil milhões dos quais comparticipados pelo Fundo Social Europeu, tendo executado esse montante na totalidade até ao final de 2015. A comparticipação comunitária ascendeu assim a 73,81% dos montantes executados, tendo os restantes cerca de 2,3 milhões de euros (26,19%) correspondido a despesa pública nacional.

POPHconcluidasO eixo com mais despesa executada foi o da Qualificação Inicial (32% do total), seguindo-se a Adaptabilidade e aprendizagem ao longo da vida (24%), a Formação avançada (13%), a Cidadania, inclusão e desenvolvimento social e o Apoio ao empreendedorismo e transição para a vida activa (ambos com mais de 9% do total), para referir os mais importantes.

Em termos globais, o programa teve uma média de 1 milhão e 604 mil participações por ano, embora alguns abrangidos possam ter participado mais do que uma vez. (Ver documento)