mulher salarioNo dia 12 de Setembro de 2014 realizou-se em Atenas, na sede da GSEE (General Confederation of Greek Labour), a primeira reunião de arranque do Projecto transnacional (Combate à disparidade salarial entre mulheres e homens) "Bridging the Gender Pay Gap Transnational Cooperation: Chipre, Grécia, Portugal", que também integra a CIMH/CGTP-IN, para além das confederações sindicais da Grécia e do Chipre (que é a organização promotora) e respectivos Institutos.

O projecto terá a duração de 24 meses (Setembro de 2014 a Agosto de 2016) e tem como objectivo combater a subvalorização do trabalho feminino e valorizar a capacidade e o papel da mulher na sociedade.

Pretende ainda criar ligações entre o problema da disparidade salarial e as políticas seguidas durante a crise económico-financeira, bem como alargar a consciência social de activistas sindicais, trabalhadoras e trabalhadores para estas questões.

Tendo por referência o Projecto Revalorizar/EQUAL, promovido pela CGTP-IN e desenvolvido em parceria, com diversas organizações, entre elas a OIT, entre 2005 e 2009, pretende-se agora criar uma ferramenta de avaliação de funções sem enviesamento de género, ajustada ao sector da indústria hoteleira do Chipre.

O projecto integra também acções de formação, seminários e diversos produtos para campanhas específicas e direccionadas, estando prevista a realização de um Seminário internacional, em Lisboa, em Setembro de 2015.

Estiveram presentes neste primeiro encontro, Fátima Messias e Olinda Lousã, da CIMH/CGTP-IN."