A convite da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal realizou-se, no dia 27 de Novembro, no auditório da CGTP-IN, a Sessão/Debate evocativa de Álvaro Cunhal e Bento de Jesus Caraça, promovida pelo IBJC – Instituto Bento de Jesus Caraça.

O tema em debate foi "O papel do conhecimento, da educação e da cultura na luta por uma sociedade mais justa, liberta da exploração" e intervieram como oradores convidados o sindicalista Américo Nunes, a professora e ex-Presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação) Ana Maria Bettencourt e o escritor Domingos Lobo.

As intervenções de cada um dos oradores foi seguida com muita atenção e interesse tendo-se seguido um interessante e vivo debate do qual se ressaltam sérias preocupações com o rumo das políticas seguidas pelo actual Governo no que à educação diz respeito. Foi unanime a determinação dos participantes em defenderem activamente a Escola Pública e o ensino de qualidade de acordo com a letra e o espirito da Constituição da República Portuguesa..

No decorrer deste animado debate foi também enaltecido e reconhecido o papel que Bento de Jesus Caraça e Álvaro Cunhal desempenharam na luta pela unidade contra a ditadura e a exploração, bem como a educação e a cultura eram considerados elementos fundamentais da libertação e emancipação humana.

Destacou-se ainda que ambos defendiam o objectivo nobre de que o conhecimento, a educação e a cultura devem estar ao serviço da humanidade, acessíveis ao povo, como elementos promotores da igualdade entre as pessoas e que  não devem constituir propriedade de uma elite, mas estar ao serviço do povo, da liberdade e da democracia. Ver FOTOS