Convivio_Sindical.jpgRealizou-se no passado dia 2 de Junho, na Casa do Alentejo, o “encontro-convívio” promovido pela CGTP-IN de ex e actuais dirigentes, ex e actuais colaboradores da central sindical. Reafirmando a matriz da central sindical, construída e cimentada durante mais de 40 anos, por gerações de homens e mulheres de diversas sensibilidades, tal como salientou o Secretário-geral, Arménio Carlos, no convite da iniciativa.

Vídeo inicial – Enquadrado por imagens do último Congresso, este vídeo apresenta algumas das principais lutas da CGTP-IN desde a sua constituição.
No encerramento do encontro, o Secretário-geral, Arménio Carlos, relevou a matriz da CGTP-IN: “(…) esta CGTP-IN, organização de protesto e proposta, está aqui “para lavar e durar” porque conta com todos vós, dirigentes, activistas, trabalhadores e colaboradores sindicais, porque conta, acima de tudo, com os homens e mulheres que trabalham, porque, agora como sempre, não vira as costas à luta pela transformação da sociedade e pela construção de um mundo de progresso e de paz, livre da exploração do homem pelo homem.”
pdf Intervenção de Arménio Carlos
Secretário-Geral da CGTP-IN

Muitos marcaram presença, num abraço colectivo. Alguns evocaram memórias e factos, relembraram lutas, perspectivaram futuros, manifestaram a sua solidariedade e empenho no projecto sindical:

• pdf Anabela Laranjeiro - Interjovem
  • pdf Daniel Cabrita - Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e presidiu à primeira reunião formal da Intersindical (11-10-1975)
  • Francisco Canais Rocha (vídeo) – Primeiro Coordenador da CGTP, a seguir ao 25 de Abril
  • pdf Américo Nunes – Membro suplente do Conselho Nacional em 1975 e membro efectivo deste órgão de 1983 a 2003
  • pdf José Ernesto Cartaxo – Membro do Conselho Nacional de 1977 a 2008
  • pdf kalidás Barreto – Membro do Conselho Nacional de 1977 a 1996
  • Maria Emilia Reis – Membro suplente do Conselho Nacional de 1977 a 1980 e membro efectivo deste órgão de 1980 a 2003
  • pdf Vitor Ranita – Membro do Conselho Nacional de 1983 a 1999
  • Maria Augusta Sousa – Membro do Conselho Nacional de 1983 a 1999
  • Emídio Martins – Membro do Conselho Nacional de 1986 a 1996
  • pdf António Lopes Marques – Membro do Conselho Nacional de 1993 a 2003
  • pdf Paulo Sucena – Membro do Conselho Nacional de 1999 a 2008

No decorrer da sessão foram exibidos videogramas que pontuaram alguns dos principais marcos históricos da CGTP-IN e, num caso, evocaram a memória de alguns quadros já desaparecidos.

Evocação dos desaparecidos – Em memória dos camaradas desaparecidos e ao som das “heróicas” de Lopes-Graça terminando com a intervenção de Manuel Lopes no primeiro 1.ª de Maio de 1974.

Canais Rocha – por impossibilidade de marcar presença física, Canais Rocha, o primeiro coordenador da Intersindical, gravou o seu depoimento.

Resistência ao fascismo – Apontamento sobre o papel dos sindicatos e dos sindicalistas na resistência ai fascismo.

40 horas – Uma das principais batalhas da CGTP-IN, a luta pelas 20 horas incluindo as pausas.

1.ºs de Maio – Resenha sobre os diversos 1.ºs de Maio, desde o 25 de Abril até 2012.

Greves Gerais – Apontamentos breves sobre as diversas Greves Gerais convocadas.
FOTOS - CONVIVIO NACIONAL COM EX E ACTUAIS DIRIGENTES E TRABALHADORES SINDICAIS