O INE vai realizar em Março de 2011 os Recenseamentos da População e da Habitação (Censos). Estes inquéritos exaustivos permitirão dar um retrato da população e da habitação. Este retrato compreende aspectos fundamentais sobre a população, o emprego, as condições de vida e as características do nosso parque habitacional.
A CGTP-IN tem acompanhado este processo desde o seu início através da sua participação activa na Secção Eventual de Acompanhamento dos Censos, no âmbito do Conselho Superior de Estatística, de que fazemos parte.

A estatística é um bem público essencial e ter estatísticas de qualidade é fundamental para que se conheça bem a realidade do país e para que todos – não apenas as autoridades públicas mas a população e os sindicatos – possam tomar decisões fundamentadas. Para isso, é preciso que todos respondam e que as respostas tenham rigor. Por isso, a CGTP-IN apela a que todos os trabalhadores e toda a população em geral participem de modo a permitir o êxito dos Censos 2011.

Todas as pessoas irão ser contactadas pelos recenseadores, os quais estarão devidamente identificados, que deixarão no domicílio os questionários, bem como a senha de acesso à Internet já que, pela primeira vez, se pode responder por este meio. O INE disponibiliza na sua página na Internet (www.ine.pt) informação sobre os Censos.