sa marquesA CGTP-IN apresenta as suas mais sentidas condolências à família do Dr. Manuel Machado Sá Marques pelo seu falecimento.

O Dr Manuel Machado Sá Marques, foi um médico, eminente diabetologista e com uma actividade de grande relevo, no plano nacional e internacional, no combate a esta doença.

Foi durante largos anos director clínico da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, no final da década de 1950 integrou o grupo dos então jovens médicos que liderou uma ampla movimentação reivindicativa em plena ditadura em defesa da criação do Serviço Nacional de Saúde e das Carreiras Médicas.

Cidadão de grandes princípios e valores, neto de um dos presidentes da I República, Dr Bernardino Machado, teve um percurso ímpar a nível profissional e político, sempre empenhado na defesa da Democracia, da Liberdade e dos valores de Abril.

Foi um humanista profundo e um exemplo de integridade e de coragem na firme oposição à ditadura fascista.

Foi o primeiro presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul de 1980 a 1982 e um amigo da CGTP-IN durante toda a sua vida.

A luta cidadã e a medicina ficaram mais pobres com o seu desaparecimento físico.

A CGTP-IN reafirma à Família do Dr Manuel Sá Marques, ao Sindicato dos Médicos da Zona Sul e à Federação Nacional dos Médicos as suas mais sentidas condolências.

DIF/CGTP-IN
06.02.2020