cravoEm Lisboa, sob o lema "Abril de novo, com a força do Povo", milhares de pessoas de várias gerações participaram no desfile e desceram a Avenida da Liberdade assinalando os 44 anos da revolução dos cravos.

A CGTP-IN e o seu movimento sindical unitário participaram massivamente, de norte a sul do país e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, nas várias iniciativas populares, juntando as suas vozes às palavras de ordem “Fascismo nunca mais, 25 de Abril, sempre!” e “Abril está na rua, a luta continua”.

A revolução de Abril constituiu um momento ímpar da história do povo português, um acto de emancipação social e nacional.

Comemorar e cumprir Abril é ter presente o heróico levantamento militar do Movimento das Forças Armadas (MFA), logo seguido de grandioso apoio e decidida intervenção popular, que derrubou o regime fascista.

Foram profundas as transformações democráticas, restituiu a liberdade aos portugueses, consagrou direitos, impulsionou alterações políticas, económicas, sociais e culturais, afirmou a soberania e a independência nacionais, consagrando-as na Constituição da República Portuguesa de 1976.

DIF/CGTP-IN
26.04.2018