rtp prós e contrasA CGTP-IN considera inadmissível que o programa Prós e Contras, de hoje, exclua a intervenção dos Sindicatos no debate sobre a “coesão entre o litoral e o interior, sul e norte do país”.

Não se questionando a presença de outras organizações, nada justifica a exclusão dos sindicatos, enquanto representantes dos trabalhadores, numa discussão onde, ao longo do tempo, tem sido uma das organizações mais interventivas na denúncia e apresentação de propostas para combater as assimetrias regionais e assegurar o progresso social e a coesão territorial, como se pode constatar através, nomeadamente, do Encontro Nacional, realizado em 17 de Dezembro de 2017, em Portalegre.

Ao longo dos anos, de norte a sul do país, as Uniões de Sindicatos da CGTP-IN, em conjunto com outras organizações políticas e sociais, têm tido uma intervenção regular de sensibilização da opinião pública e das instituições para as consequências da falta de emprego, do encerramento de serviços públicos, das migrações, das portagens das auto-estradas e da exigência de uma política que dê resposta às necessidades e anseios da população do interior.

Estes são exemplos, entre outros, que justificavam e exigiam a participação dos sindicatos num programa que deveria ser mais plural e menos redutor, no plano da expressão de opiniões, sobre um problema que a todos diz respeito.

A RTP não pode nem deve pactuar com preconceitos ideológicos e posturas autoritárias de responsáveis de programas que deveriam pautar a sua intervenção pela isenção e a defesa e prestação de um verdadeiro serviço público. Neste sentido, exigem-se medidas que garantam a pluralidade de opiniões, assegurando a participação daqueles que, no dia a dia, intervêm na defesa dos interesses dos trabalhadores e das populações.

.

DIF/CGTP-IN