Nota à Comunicação Social n.º 154/13


CGTP-IN REÚNE COM GRUPOS PARLAMENTARES DO PS, PCP, VERDES E BE


Uma delegação da CGTP-IN, conduzida pelo secretário-geral, Arménio Carlos, será recebida amanhã, 17 de Outubro, na Assembleia da República, pelos seguintes grupos parlamentares:
•    12 horas – Partido Socialista;
•    14 horas – Partido Comunista Português;
•    15 horas – Partido Ecologista “Os Verdes”
•    17:30 horas – Bloco de Esquerda.

Estas reuniões foram solicitada por esta central sindical, tendo presente a preparação do Orçamento de Estado para 2014, para expor as propostas da CGTP-IN, nomeadamente nas áreas da política de rendimentos, da política fiscal e da defesa das funções sociais do Estado, numa altura em que a degradação económica e social do país está a promover o empobrecimento sem precedentes da população, o cerceamento de direitos básicos, entre outros na educação, na saúde e na protecção social e uma redução da capacidade produtiva sem paralelo, com o nível de riqueza criada a recuar para valores do início do século.

A CGTP-IN recusa a visão de que o retrocesso social é uma inevitabilidade e Portugal um país sem futuro. O momento exige outro tipo de resposta aos problemas com que estamos confrontados e o rompimento com as políticas que nos colocaram nesta situação. Apostar no tecido produtivo nacional, promover uma justa distribuição do rendimento, criar mais e melhor emprego, defender as funções sociais do Estado e os serviços públicos, respeitar e valorizar os direitos dos trabalhadores dos sectores público e privado são, entre outras, medidas que devem integrar uma nova estratégia de desenvolvimento económico e social do país.

A delegação da CGTP-IN prestará declarações no final de cada reunião, pelo que antecipadamente agradecemos a vossa presença.

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 16.10.2013