Nota à Comunicação Social n.º 146/13

Uma delegação da CGTP-IN, conduzida pelo secretário-geral, Arménio Carlos, será recebida amanhã, 8 de Outubro, pelas 15 horas, pela Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, em S. Bento.

Esta reunião foi solicitada por esta central sindical, tendo presente a preparação do Orçamento de Estado para 2014, para expor as propostas da CGTP-IN, nomeadamente nas áreas da política de rendimentos, da política fiscal e da defesa das funções sociais do Estado, numa altura em que a degradação económica e social do país está a promover o empobrecimento sem precedentes da população, o cerceamento de direitos básicos, entre outros na educação, na saúde e na protecção social e uma redução da capacidade produtiva sem paralelo, com o nível de riqueza criada a recuar para valores do início do século.

A CGTP-IN recusa a visão de que o retrocesso social é uma inevitabilidade e Portugal um país sem futuro. O momento exige outro tipo de resposta aos problemas com que estamos confrontados e o rompimento com as políticas que nos colocaram nesta situação. Apostar no tecido produtivo nacional, promover uma justa distribuição do rendimento, criar mais e melhor emprego, defender as funções sociais do Estado e os serviços públicos, respeitar e valorizar os direitos dos trabalhadores dos sectores público e privado são, entre outras, medidas que devem integrar uma nova estratégia de desenvolvimento económico e social do país.

A delegação da CGTP-IN prestará declarações no final da reunião, pelo que antecipadamente agradecemos a vossa presença.

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 07.10.2013