Nota à Comunicação Social n.º 137/13

 

20 Setembro - Hotel Vip Zurique - Lisboa
CONFERÊNCIA SINDICAL INTERNACIONAL


A CGTP-IN realiza amanhã, 20 de Setembro, a partir das 9:30 horas, no Hotel Vip Zurique, Rua Ivone Silva, n.º 18, em Lisboa, uma Conferência Sindical Internacional, no âmbito do Projecto de Cooperação para o Desenvolvimento que pretende, através da sensibilização e educação para o desenvolvimento (ED), apetrechar os seus quadros sindicais e os/as trabalhadores/as para a defesa do trabalho digno, do desenvolvimento sustentável e promover um maior envolvimento sindical na cooperação para o desenvolvimento, enquanto expressão da acção sindical internacional solidária.

A Conferência, que é a actividade final deste projecto, contará com a participação das centrais sindicais dos países da CPLP, da Galiza e de organismos nacionais ligados à cooperação para o desenvolvimento, e pretende:
•    Conjugar sinergias em torno desta temática com as organizações congéneres do espaço lusófono, de forma a analisar as causas dos principais problemas económicos e sociais, entre outros, a pobreza, a exclusão social, as desigualdades, o trabalho infantil, os movimentos migratórios, o trabalho decente, etc., bem como conhecer as reivindicações em defesa dos direitos económicos, sociais e culturais dos respectivos trabalhadores/as e dos povos;
•    Analisar e estabelecer, com as organizações sindicais congéneres do espaço lusófono, uma estratégia integrada de intervenção para a cooperação e o desenvolvimento.

Das intervenções previstas destacam-se a de abertura por Augusto Praça, da Comissão Executiva da CGTP-IN; Dra. Mafalda Troncho, Directora do Escritório de Lisboa da OIT; Dra. Ana Paula Filipe, Directora do Departamento de Formação Profissional do IEFP; Dr. Paulo Nascimento, Vice-presidente do Instituto Camões –  Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.; Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN e  Alexandre Cândido Munguambe, secretário-geral da OTM–CS / MOÇAMBIQUE, Presidente da CSPLP – Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa.

Antecipadamente agradecemos a atenção que entenderem dar a este acontecimento.

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 19.09.2013