Nota à Comunicação Social n.º 097/13


SOLIDARIEDADE COM O POVO TURCO!

ACTO PÚBLICO - SEXTA-FEIRA, 7 DE JUNHO, 18H00,
FRENTE À EMBAIXADA DA TURQUIA, EM LISBOA

Amanhã, 7 de Junho, pelas 18 horas, em frente à Embaixada da Turquia, sita na Avenida das Descobertas, 22, em Lisboa, a CGTP-IN associa-se ao acto público de solidariedade com o povo Turco.
Expressamos o mais profundo repúdio pela violenta repressão de que têm sido alvo as manifestações populares que têm ocorrido por toda a Turquia nos últimos dias.

Inspiradas pela resistência daqueles que protestavam contra a destruição do jardim da Praça Taksim, em Istambul, e despoletadas pela brutal repressão policial que sobre aqueles se abateu, estas manifestações são expressão do amplo e generalizado descontentamento entre os trabalhadores e a população turca, com as políticas do Governo turco, que face às manifestações populares responde com a repressão e ataques contra as forças democráticas e progressistas turcas.

O povo turco e as suas organizações democráticas e progressistas manifestam-se em defesa dos direitos e liberdades, pela democracia e o secularismo, contra o autoritarismo, o reaccionarismo e a opressão exercida pelo Governo turco, que tem apoiado e instigado a guerra na Síria, atitude que é rejeitada pela maioria da população turca.

Solidários com o povo turco e as suas aspirações de liberdade, democracia e justiça social as organizações subscritoras reclamam o fim imediato da repressão na Turquia e saúdam todos os homens e mulheres que nas ruas da Turquia defendem a liberdade, o progresso e a Paz.
As organizações subscritoras entregarão esta tomada de posição na Embaixada da Turquia.
DIF/CGTP-IN
Lisboa, 06.06.2013