Realizada entre 5 e 9 de Março de 2018, a Semana da Igualdade da CGTP-IN e o conjunto de iniciativas e lutas que nela se integraram, resultou de um processo contínuo de desenvolvimento de trabalho sindical em torno da efectivação dos direitos de igualdade entre mulheres e homens no trabalho e na vida.

Fruto do empenhamento de centenas de quadros sindicais e em particular, pelo seu papel proponente e impulsionador, das/os dirigentes sindicais que integram a Direcção Nacional da CIMH/CGTP-IN e as Comissões para a Igualdade de Sindicatos, Federações e Uniões, foi antecedida de discussão colectiva, avaliação, aprovação e planificação a partir de cada estrutura sindical, no plano sectorial e regional.

Durante a Semana foram contactados, pelo menos, 65.000 trabalhadores/as, em 1.140 empresas e instituições e realizaram-se 21 iniciativas de rua, para além de centenas de plenários.

Em torno do lema “Afirmar a Igualdade – Emprego | Direitos | Dignidade”, definiram-se seis temáticas fundamentais de acção e luta das mulheres trabalhadoras: a igualdade salarial entre mulheres e homens; a precariedade laboral; a conciliação do trabalho com a vida familiar e pessoal; os direitos de maternidade e paternidade; o assédio no trabalho e as doenças profissionais, ilustradas com a edição, no plano central de: 62.150 folhetos, 1.450 cartazetes, , som de rua (mp3), documento de apoio sobre a “Caracterização e dados sobre as desigualdades das mulheres no trabalho”, a que acresceram as edições de diversos postais, tarjetas e outros materiais sectoriais, bem como a edição própria do folheto central em dois distritos do continente.

balanco igualdade

Galeria de Fotos »