senado1A CGTP-IN condena o assalto ontem perpetrado por sectores de extrema-direita e fascistas contra instituições da democracia em Brasília, a tentativa de subversão da ordem constitucional e a ameaça de um novo golpe de Estado no Brasil.

Reveste-se de significado a resposta pronta das autoridades brasileiras no apuramento dos factos e dos responsáveis e o apego à democracia revelado pelo povo, que votou ao isolamento essas forças, as suas acções de violência e confrontação com as instituições, na sequência da derrota eleitoral do poder retrógrado e antidemocrático liderado por Bolsonaro.

Perante os imensos perigos que continuam a pairar sob a liberdade, a democracia, os direitos e aspirações dos trabalhadores e do povo brasileiro, a CGTP-IN expressa a sua solidariedade às centrais sindicais e às organizações populares brasileiras no seu empenho na unidade democrática e na mobilização popular e de massas, e saúda as manifestações por si convocadas para hoje em todo o país em defesa da democracia e da soberania do voto – núcleo de direitos decisivo para dar passos na reposição e conquista de direitos laborais e sociais a que a imensa maioria dos trabalhadores e do povo aspiram com o governo de Lula.

INT/CGTP-IN
09/01/2033