bandeira da venezuelaNo dia que se celebra o Dia Internacional de Solidariedade com a Venezuela, a CGTP-IN reafirma a solidariedade com os trabalhadores e o povo deste país latino-americano.

A operação de ingerência levada a cabo contra a República Bolivariana da Venezuela constitui um ataque a um estado soberano, com um governo democraticamente eleito que assenta a sua acção nos valores da paz, da manutenção da ordem pública e assumindo a defesa da lei e da Constituição.

O processo Bolivariano é um dos mais sufragados e escrutinados do mundo, através de sucessivas vitórias em actos eleitorais democráticos e transparentes. As forças democráticas e patrióticas têm desenvolvido uma política que contribuiu para inúmeros avanços a favor dos trabalhadores e do povo deste país.

Os trabalhadores e o povo Venezuelanos conquistaram, com a revolução Bolivariana, importantes avanços que a oligarquia e o imperialismo não perdoam:

- A nacionalização do Petróleo e a passagem para a esfera do estado de todo o sector produtivo ligado à exploração petrolífera trouxe a possibilidade de um forte investimento na melhoria das condições sociais e laborais do povo venezuelano.

- A construção de milhares de escolas e de 2 milhões de casas de habitação; a lei da terra que devolveu a função social da terra e protegeu cooperativas, iniciando o processo de reforma agrária; a aprovação de leis que punem a evasão fiscal; o desenvolvimento de um serviço público de saúde com o alargamento da sua abrangência a todo o território; o fim do analfabetismo na Venezuela e a possibilidade de milhares de jovens de camadas mais baixas da população poderem aceder à escola pública, nomeadamente, ao ensino superior.

- No plano económico, a Venezuela conquistou a sua independência em relação ao FMI, conforme atestado em 2014 por analistas internacionais.

- No plano laboral, os trabalhadores têm acesso a direitos, nomeadamente direito a férias e protecção social, com uma evolução salarial que permitiu tirar da situação da pobreza a larga maioria dos trabalhadores venezuelanos.

É pelo carácter popular e de classe da revolução Bolivariana, por ter devolvido aos trabalhadores e ao povo da Venezuela o controlo das suas riquezas naturais, por ter uma acção consequente e solidária com os povos da América Latina, e contribuído para retirar da pobreza milhões de Venezuelanos que, desde a primeira hora, o imperialismo e em particular os EUA, procuram atacar a revolução Bolivariana e devolver à oligarquia o poder que entretanto perderam.

A agressão promovida pelo imperialismo, lado a lado com a oligarquia local, tem destruído bens essenciais como alimentos e medicamentos, boicotando, açambarcando, especulando e fomentando actos de violência com que grupos reaccionários e de extrema-direita tentam lançar o caos, para instigar à agressão externa contra a Venezuela.

São vítimas desta agressão, entre outros, os trabalhadores e o povo venezuelano, bem como a comunidade portuguesa aí radicada, vítimas que sentem na pele a desestabilização levada a cabo pelos inimigos internos e externos da Revolução Bolivariana, inconformados com os avanços sociais e laborais a favor dos trabalhadores e das camadas mais desfavorecidas da população.

Neste dia 19 de Abril, a CGTP-IN expressa, de forma calorosa, a sua activa solidariedade aos trabalhadores e povo da Venezuela, exigindo o respeito pelas forças democraticamente eleitas, o respeito pela soberania e pela decisão do povo e apela aos trabalhadores e ao povo Português para que reforcem as suas acções de solidariedade com a Venezuelana Bolivariana, pela paz, a liberdade, a democracia, a soberania, a justiça e o progresso social.

Lisboa, 19 de Abril de 2018
Departamento Internacional