londres portugalNo passado domingo, dia 14, uma delegação da CGTP-IN, em conjunto com sindicalistas do TUC, Confederação Sindical da Grã-Bretanha, participou na festa Comemorativa do Dia de Portugal em Londres. As duas centrais sindicais foram convidadas pelos organizadores das comemorações atendendo à importância actual das questões relacionadas com o Trabalho na comunidade portuguesa em Inglaterra.

O espaço sindical organizado pela CGTP-IN e o TUC na festa foi visitado por centenas de portugueses, a quem foram distribuídas informações sobre direitos laborais e a actividades dos sindicatos ingleses junto dos imigrantes portugueses.

A festa Comemorativa do Dia de Portugal em Londres reúne, segundo os organizadores, cerca de vinte mil participantes, sendo uma das maiores que se realizam nas Comunidades Portuguesas. Esta foi a primeira vez que os sindicatos (CGTP-IN e TUC) participaram e, devido ao seu êxito, certamente esta actividade terá continuidade.

A CGTP-IN foi representada por Carlos Trindade, da Comissão Executiva, e Fernando Maurício, do Departamento Internacional, que realizaram, no sábado, dia 13, duas reuniões de trabalho, uma com representantes da Comunidade e a segunda com a Direcção do TUC com o objectivo de ampliar o apoio aos trabalhadores portugueses em Inglaterra.

Estas actividades integram-se na acção global realizada pela CGTP-IN na Emigração e, em especial, no desenvolvimento do Protocolo de Cooperação Sindical existente entre a CGTP-IN e o TUC.

O DEPARTAMENTO DE MIGRAÇÕES