manif0Realizou-se no passado dia 22 de Setembro, em Zurique/Suiça, uma grande manifestação de trabalhadores da construção civil. Em luta pela contratação colectiva e contra a atitude do patronato que quer fazer caducar o respectivo contrato a partir do próximo dia 1 de Outubro.

Sob o lema “Sem Contrato não há paz social”, muitos milhares de trabalhadores desfilaram de forma combativa e determinante pelas ruas de Zurique. Num sector que regista 25% de trabalhadores portugueses (sem contar com os temporários), a língua de Camões foi muito falada neste encontro do passado sábado e que promete, muito provavelmente, não ficar por aqui, prevendo-se uma greve geral do sector se o patronato persistir na caducidade do contrato que vigora há mais de 60 anos. Lá como cá, o patronato e a sua postura neo-liberal determinam uma luta hoje transnacional e global.

manif3 Carlos Trindade, membro da Comissão Executiva da CGTP-IN participou e interveio na manifestação, em gesto de solidariedade internacional e no quadro das relações com a Central Sindical Suiça e com a UNIA, estrutura sindical que representa os manif1trabalhadores da construção civil.quadro