saharaui.jpgRealizou-se nos dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2009, em Barcelona, a 35.ª Conferência Europeia e Internacional de Solidariedade para com o Povo Saharaui, que contou com a presença da CGTP-IN, representada por João Torrado, membro do Conselho Nacional.

 

 

CGTP-IN  NA 35.ª CONFERÊNCIA EUROPEIA E INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE PARA COM O POVO SAHARAUI

 

Realizou-se nos dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2009, em Barcelona, a 35.ª Conferência Europeia e Internacional de Solidariedade para com o Povo Saharaui, que contou com a presença da CGTP-IN, representada por João Torrado, membro do Conselho Nacional.

As organizações sindicais presentes na Conferência em Barcelona aprovaram uma carta abaixo transcrita para ser enviada ao Governo de Espanha e respectivo Ministério de Assuntos Externos e Cooperação, onde exprimem o protesto pela situação em que se encontra a defensora dos direitos humanos saharaiu, Aminetou Haidar, retida contra sua vontade no aeroporto de Lanzarote.

As organizações  abaixo-assinadas, reunidas na 35.ª Conferência Europeia e Internacional de Solidariedade com o Povo Saharaui, realizada em Barcelona nos dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2009, depois de analisarem a situação política e humanitária do povo saharaui, e tendo tomado conhecimento da situação da defensora dos direitos humanos Aminetou Haidar, actualmente em greve de fome no aeroporto de Lanzarote (Canárias) por protesto pela expulsão do seu país, Sahara Ocidental,

Declaram que:

  1. responsabilizam o governo marroquino nos territórios ocupados pela contínua violação dos direitos humanos;
  2. condenam a expulsão injustificada da activista Aminetou Haidar do Sahara Ocidental e a apreensão da sua documentação por parte das autoridades marroquinas;
  3. condenam a cumplicidade das autoridades espanholas na retenção ilegal de Aminetou Haidar, desrespeitando os direitos humanos e a própria legislação em matéria de entrada em território espanhol e impedindo o regresso ao seu país.

Requerem que seja imediatamente restituído o direito de Aminetou a regressar ao seu pais, o Sahara Ocidental, com todas as garantias para a sua integridade pessoal e a recuperação da sua documentação.

As nossas organizações sindicais não podem aceitar que um governo eleito democraticamente desrespeite os direitos humanos e a legislação internacional.

CGIL – Itália

UGT – Espanha

CC.OO. – Espanha

CGTP-IN – Portugal

CIG – Espanha

ELA-STV – Espanha

Confederación Intersindical – Espanha

FSM

Nigeria Labour Congress