conselho regionalA CGTP-IN, representada por Carlos Trindade, membro da Comissão Executiva e Fernando Maurício, do Departamento Internacional, participa, como convidada,na reunião do Conselho Regional Europa do Conselho das Comunidades Portuguesas, que tem lugar nos dias 28 de Fevereiro e 1 de Março de 2019, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa.

A reunião conta com a participação de Conselheiros eleitos pelas comunidades portuguesas que vivem e trabalham em países europeus, tendo como convidados representantes dos Grupos Parlamentares da Assembleia da República,Sindicatos e uma representação da Presidência da República.

Na reunião intervirá o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e participarão representantes da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus,da Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, da Secretaria de Estado daSegurança Social, do Instituto Camões e do Observatório da Emigração do ISCTE.

A reunião procederá a um balanço do trabalho desenvolvido no Conselho Permanente e do trabalho desenvolvido nas Comissões Temáticas e propostas a submeter na próxima reunião anual. Entre outros, serão também analisados temas como o Brexit, a problemática das pensões dos emigrantes, as políticas de língua e ensino do Português no estrangeiro, a nova lei eleitoral e suas repercussões na emigração portuguesa, e a Lei e Identidade do Conselho das Comunidades Portuguesas.

Na reunião terá lugar a eleição da/o Presidenta/e e Secretária/o do Conselho Regional da Europa.

INT/CGTP-IN
01.03.2019