logo_suicoNas reuniões conjuntas que realizaram, os sindicalistas portugueses e suíços confirmaram o aumento exponencial do número de emigrantes que nos últimos anos deixou Portugal, demandando trabalho em vários países europeus, com grande destaque para a Suíça.

Sindicatos Portugueses e Suíços reforçam laços

em defesa dos emigrantes Portugueses

A CGTP-IN e a sua Federação dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro recebem, de 28 de Janeiro a 2 de Fevereiro, em Portugal, uma delegação da UNIA, o maior sindicato sectorial filiado na União dos Sindicatos Suíços. Além dos contactos com estruturas sindicais da CGTP-IN, a delegação da UNIA, composta por Rita Schiavi, Membro do Comité Director, Margarida Pereira, responsável pelos trabalhadores portugueses emigrados e Manuel Beja, Conselheiro das Comunidades Portuguesas, visitará Centros de Formação Profissional, a Assembleia da República e a Secretaria de Estado das Comunidades e divulgarão uma brochura da UNIA sobre os direitos laborais e sociais dos emigrantes nacionais.

Nas reuniões conjuntas que realizaram, os sindicalistas portugueses e suíços confirmaram o aumento exponencial do número de emigrantes que nos últimos anos deixou Portugal, demandando trabalho em vários países europeus, com grande destaque para a Suíça. Só nos últimos 5 anos chegaram à Confederação Helvética mais de 40 mil portugueses, sendo actualmente uma das comunidades emigradas mais importante no mundo do trabalho. Os emigrantes portugueses são, recentemente e sobretudo jovens. Os seus vínculos contratuais são diversos sendo entretanto muito comum desenvolverem trabalho sazonal. Tanto os mais antigos como os mais recentes emigrantes enfrentam problemas laborais e sociais de diversos tipos, que mereceram dos sindicalistas da CGTP-IN e da UNIA uma aprofundada análise.

Os sindicalistas dos dois países concluem que é essencial reforçar os seus laços de cooperação em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores portugueses que emigram para aquele país e decidiram promover uma série de acções e iniciativas conjuntas, em Portugal e na Suíça, de informação, formação profissional, sindicalização e de saúde e segurança no trabalho, entre outras, que permitam contribuir para uma integração mais harmoniosa dos trabalhadores portugueses no mundo do trabalho e na sociedade suíça, garantindo simultaneamente os seus direitos adquiridos tanto no país de origem como de destino.

É neste quadro que a CGTP-IN e a UNIA afirmam:

• Que aos trabalhadores Portugueses na Suíça devem ser aplicados todos os direitos laborais e sociais que existem em condições de igualdade e sem discriminações e que agirão sindicalmente e em ordem a concretizar estes direitos;
  • Que os trabalhadores portugueses na Suíça, independentemente da sua relação laboral, devem filiar-se nos sindicatos da União dos Sindicatos Suíços e, em especial, na UNIA, e de forma a lutarem melhor e mais organizados pelo cumprimento dos direitos laborais e sociais.

Os Sindicatos Suíços convidaram a CGTP-IN para um novo encontro bilateral, a realizar no próximo mês de Junho de 2007,na Suíça.

Lisboa, 30 de Janeiro de 2007

A CGTP-IN                                                                                                    A UNIA