Em 22 de Abril 1970 realizou-se pela primeira vez o Dia da Terra. Em 2009, finalmente, a ONU reconhece a importância de comemorar este dia e instituiu-o, denominando-o como o Dia Internacional da Mãe Terra.

O estado da terra vem piorando e é cada vez mais necessária a tomada de consciência dos recursos naturais da terra e o seu manejo, da importância da educação ambiental e a participação dos cidadãos ambientalmente consciente e responsável.

terraÉ objectivo principal consciencializar os habitantes do planeta Terra da necessidade de conservação dos recursos naturais do mundo. A intervenção humana é um dos factores de risco pela forma como se explora a natureza.

Morre-se na defesa da terra como aconteceu no dia 17 de Abril em que foi assassinado Nazildo dos Santos Brito, ex-presidente da Associação de Moradores e Agricultores Remanescentes Quilombolas do Alto Acará, no Brasil, porque denunciava crimes ambientais na região.

Morre-se como aconteceu em Portugal, por causa de inundações, de seca extrema, dos incêndios florestais. Num ápice, perdem-se muitas vidas, centenas de milhares de hectares de florestas, perdem-se milhares de postos de trabalho e perdem-se terras e sustento para milhares de famílias e declaram-se "estado de calamidade pública" e planos de emergências.

São mundialmente reconhecidos os riscos pelo aumento da temperatura global da Terra, que causam a extinção de espécies animais, o aumento do nível dos oceanos, a escassez de água potável e um maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor.

A CGTP-IN alerta mais uma vez para o tipo de intervenção humana sobre o clima e para os seus efeitos sobre a terra, como algo preocupante para a vida e o bem estar dos trabalhadores e suas famílias. Defendemos um sistema baseado no Desenvolvimento Ambientalmente Sustentável, que respeite o equilíbrio entre as necessidades de crescimento económico, com a protecção do ambiente e a eliminação das emissões de CO2 para proteger o clima no planeta, bem como defender a dimensão social que garanta condições de trabalho dignos e bem estar social e com futuro.

Desenvolvemos dinâmicas na CGTP-IN que Contribuem para que os Planos e Acordos Internacionais como o Acordo de Paris e a Agenda 2030 e os ODS – Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, e para que sejam realmente implementados e correspondam a medidas políticas nacionais concretas.

Como trabalhadores e trabalhadoras, sindicalistas e como cidadãos e cidadãs, temos o direito e a obrigação de nos manifestar e agir, para defender, não só melhores condições de trabalho, mas também condições de vida saudáveis nas localidades onde vivemos, no quadro de um desenvolvimento urbano e territorial que proteja a terra, contra a poluição e contra os actos de desrespeito do que compõe a Mãe Terra, como a fauna, a flora e a água e todos os seres, incluindo os humanos.

A CGTP-IN quer trazer para o mundo do trabalho esta luta pelo clima, nas empresas, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade com qualidade de vida e com futuro.

Departamento para o Desenvolvimento Sustentável – 22 Abril 2018