Após luta intensa, particularmente nos últimos 4 anos, contra a política de direita e de rapina dos direitos dos trabalhadores, a reposição de direitos retirados tem vindo a concretizar-se, de forma tímida, o que, mesmo assim, não deixamos de valorizar, sabendo-se que a divida para com os trabalhadores e o nosso povo está longe de saldar-se.

Mais uma vez se comprova que vale sempre a pena lutar, que a luta não foi em vão e amanhã, 26 de Maio, é recuperado pelos trabalhadores o 1º dos 4 feriados que lhes retiraram.

Para a CGTP-IN a luta reivindicativa nas empresas e locais de trabalho, tal como se viu na Semana Nacional de Acção e Luta de 16 a 20 de Maio, tem de ser dinamizada e alargada para defender, repor e conquistar direitos laborais e sociais.

É preciso combater a postura do patronato e exigir-lhe o aumento geral dos salários; o fim da desregulação dos horários de trabalho, das adaptabilidades e banco de horas e a redução progressiva para as 35 horas semanais; o fim do bloqueio na contratação colectiva; a passagem ao quadro de trabalhadores com vínculos precários e a aplicação dos direitos inscritos nos contratos colectivos.

É tempo de romper com o passado e exigir, do Governo a defesa e melhoria dos Serviços Públicos, das Funções Sociais do Estado e o respeito pelos trabalhadores da Administração Pública que prestam serviços aos cidadãos, devolvendo-lhes as 35 horas semanais e o descongelamento da progressão nas carreiras.

Para além dos feriados recuperados e alguns outros direitos que valorizamos, os trabalhadores exigem mais.