bandeira-cgtpA CGTP-IN saúda o Movimento Sindical e, por seu intermédio, todos os trabalhadores e trabalhadoras que participaram no Dia Nacional de Indignação, Acção e Luta, e que fizeram deste dia um momento alto da contestação e rejeição da política de exploração e empobrecimento.

A intervenção dos trabalhadores na discussão e definição das reivindicações e decisões quanto às acções a desenvolver, foi determinante para o impacto que este dia teve na generalidade das empresas envolvidas.

Neste quadro, para além das adesões significativas verificadas na esmagadora maioria dos locais de trabalho, é de realçar os resultados entretanto obtidos, como o aumento dos salários e a marcação de reuniões, nos próximos dias, com administrações de várias empresas.

Mas se o resultado é globalmente positivo, a manutenção dos problemas em várias empresas e a necessidade de resposta às reivindicações apresentadas, exigem a continuação de uma forte intervenção sindical nos locais de trabalho.

Assim, importa dar sequência à articulação das reivindicações concretas definidas nas empresas e serviços com a luta mais geral, assumindo desde já como prioritária a mobilização dos trabalhadores e da população para a Marcha Nacional que vai ter lugar de 21 a 25 de Novembro, em todo o país.

Prosseguir e intensificar a luta contra a política de direita, pela demissão do Governo PSD-CDS e a marcação de eleições antecipadas, constitui não só um direito como um dever de todos quantos lutam pela afirmação dos valores e direitos de Abril e por uma política de esquerda e soberana.