Esta acção teve como objectivo protestar contra o despedimento colectivo de 140 trabalhadores nas empresas do Grupo Controlinveste, medida que representa o enfraquecimento do JN, do DN, da TSF e da Notícias Magazine e o ataque ao pluralismo informativo e à democracia.

A CGTP-IN apela a todas as estruturas sindicais que individualmente subscrevam o manifesto contra o despedimento colectivo/selectivo em curso no “Diário de Notícias”, “Jornal de Notícias”, “Notícias Magazine”, TSF, Global Imagens e em “O Jogo”.

No documento, disponível para subscrição no endereço http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT74087 sob o título «Pela liberdade e pela democracia», sublinha-se que a “democracia faz-se com uma comunicação social livre” e que a “liberdade constrói-se com uma comunicação social plural”, pelo que “quarenta anos depois do 25 de Abril, num momento em que a crise social e económica atinge com inusitada violência os portugueses, não é possível aceitar de braços cruzados que a Controlinveste desfira mais um golpe” no sector com o despedimento colectivo de 140 trabalhadores.

A petição resulta dos plenários de trabalhadores realizados em Lisboa e no Porto, que decidiram igualmente promover uma vigília na hoje, segunda-feira, 7, a partir das 18.30h, junto ao Edifício “Diário de Notícias” (Avenida da Liberdade, ao Marquês) em Lisboa, onde uma delegação da CGTP-IN estará presente, e junto ao Edifício “Jornal de Notícias” (Rua de Gonçalo Cristóvão) no Porto.