Neste momento em que estão ameaçados muitos milhares de postos de trabalho e há mais de 350 mil desempregados, em que um milhão de trabalhadores está em lay-off com perda de 1/3 da sua retribuição, em que mais de 300 mil estão noutras situações de enorme perda de remunerações e muitos milhares com salários em atraso, em que os direitos são atropelados pelas empresas com despedimentos ilegais, com a precariedade, com a imposição de ritmos de trabalho brutais e sem respeito pela organização dos horários de trabalho e descansos semanais, os trabalhadores e a CGTP-IN não se deixam calar e não se vão calar.

25abril02Como dissemos na nossa Declaração de 14 de Abril sobre o 1º de Maio, a CGTP-IN não irá realizar as manifestações, concentrações e desfiles.

Neste dia 1º de Maio de 2020, estaremos na rua, garantindo a protecção e o distanciamento sanitário pois preocupamo-nos com a saúde dos trabalhadores e de toda a população. Não teremos a participação de centenas de milhares de trabalhadores e de reformados que estarão solidários a partir das suas residências.

Aqueles que estarão na rua representarão todos os trabalhadores e importa dizer que este 1º de Maio não é uma mera comemoração, é uma necessidade de trazer para a rua a voz do trabalho e dos trabalhadores, da denúncia do desemprego, dos cortes de salários, da incerteza no dia de amanhã, da destruição das vidas de tantos trabalhadores e da exigência da tomada de medidas.

Hoje como sempre a CGTP-IN está na linha da frente da defesa da saúde e dos direitos dos trabalhadores, pelo emprego, pelos salários, pelos serviços públicos.

Está em curso uma campanha, levada a cabo por quem ainda não desistiu de acertar contas com o 25 de Abril e as suas conquistas e valores, com que se pretende impedir as comemorações da Revolução que devolveu aos trabalhadores e ao povo português a Liberdade, a Democracia e um vasto conjunto de valores e de direitos que continuamos a defender e a exigir que sejam cumpridos na sua totalidade.

Esta campanha está a tentar também que no 1º de Maio os trabalhadores não possam expressar a sua indignação face à situação que estão a viver, de brutal ataque ao emprego, aos salários, aos direitos consagrados na lei e na contratação colectiva.

Face a esta campanha, a CGTP-IN reafirma que, na situação provocada pelo surto epidémico que veio alterar as nossas vidas e em que são fundamentais medidas de protecção da vida e da saúde, é também imprescindível que sejam garantidos os direitos e interesses dos trabalhadores.

Assim, não aceitamos que se tente impedir a Sessão Comemorativa do 25 de Abril na Assembleia da República, sob falsos pretextos e no dia 25 de Abril às 15h cantaremos a Grândola e o Hino Nacional.

DIF/CGTP-IN
19.04.2020