Ontem, em Lisboa frente à sede da ALTICE, activistas sindicais realizaram uma Tribuna Pública, durante a qual foi anunciado um dia de luta nacional, para 9 de Dezembro, em moldes a definir.Os trabalhadores no activo e fora do activo, estão a ser confrontados neste ano de 2022 com um aumento do custo de vida galopante, em virtude da escalada especulativa dos preços. a pretexto da guerra no Leste da Europa (Ucrânia) e de uma inflação que ultrapassa já os 10% em Outubro de 2022, segundo nota preliminar do Instituto Nacional de Estatística, que lhes degrada o nível de vida e faz perder em termos reais mais de 1,4 salários. Por cada 1000 euros de remuneração o trabalhador pede 102 euros por via da inflação.

Os trabalhadores no activo ou fora do activo e as suas famílias, beneficiários dos Planos de Saúde da Altice, enfrentam um brutal ataque aos seus direitos, através da tentativa dos donos da Altice e dos seus representantes na COMEX - Comissão Executiva de impor, de forma unilateral, já a partir de 1 de Janeiro de 2023, um agravamento significativo nos copagamentos a cargo dos beneficiários e também a exclusão dos Planos de Saúde de variados actos médicos tão necessários e importantes na protecção da doença e na defesa da saúde.

O conjunto de sindicatos, nos quais se incluem os da CGTP-IN, afirmam que não há inevitabilidades e assumem o compromisso de, em unidade, continuar a lutar em torno das reivindicações dos trabalhadores e beneficiários, que vai continuar no dia 9 de Dezembro, na forma de luta nacional, em moldes a definir.

Fonte: FECTRANS