Museu da Ruralidade exposicao Mulheres nos anos 60 2021 1024x576Comemora-se este ano o 60.º aniversário da conquista da jornada de trabalho de 8 horas pelos trabalhadores agrícolas.

Foi em 1962 que mais de cem mil trabalhadores rurais do Alentejo e do Ribatejo, depois de terem recorrido à greve, puseram fim ao horário de trabalho medieval de “sol a sol”, que vigorava nos campos.

Enquanto os trabalhadores da indústria e do comércio tinham conquistado o horário de 8 horas em Maio de 1919, durante a I República, os trabalhadores do campo só em 1962, durante o regime fascista, alcançaram esse objetivo. Essa vitória histórica do proletariado alentejano e ribatejano está indissoluvelmente ligada às jornadas do 1.º de Maio, Dia Mundial do Trabalhador, que no ano de 1962 atingiram um dos pontos mais altos na luta contra o fascismo.

De forma a homenagear esta histórica conquista, umbilicalmente ligada à luta e à coragem dos muitos homens e muitas mulheres, trabalhadores do distrito de Santarém, decidiu a União Dos Sindicatos do Distrito de Santarém realizar uma tribuna pública, na cidade de Santarém, no próximo dia 6 de outubro de 2022, pelas 11h00, no Largo Cândido dos Reis, junto à Estação dos CTT.

 

Fonte: União dos Sindicatos de Santarém