NEGOCIAÇÕES DO AE DA RTP 2022

STT DÁ ACORDO DE PRINCÍPIO

  • AUMENTO DE 20,50 EUROS NA TABELA SALARIAL, COM EFEITOS A 1 DE JANEIRO DE 2022;
  • SUBSÍDIO DE REFEIÇÃO NOS LOCAIS SEM CANTINA AUMENTA PARA 11 EUROS;
  • COMPROMISSO, EM PROTOCOLO, DE NEGOCIAR A SEGUNDA REFEIÇÃO, EM JORNADAS IGUAIS OU SUPERIOR A 12 HORAS DE TRABALHO CONTÍNUAS, DESDE QUE ABRANJA DOIS PERIODOS DE REFEIÇÃO, PARA IMPLEMENTAR A PARTIR DE 1 DE JANEIRO DE 2023.

(O compromisso da 2ª refeição é a resposta do CA a uma reivindicação muito importante para os associados do STT)

APÓS O CONGELAMENTO SALARIAL EM 2020 E EM 2021, O STT SÓ ACEITOU DAR O PRÉ-ACORDO EM 2022 PORQUE OS AUMENTOS SALARIAIS SÃO EM TODOS OS NÍVEIS DA TABELA

Dia 26 de Julho, praticamente sete meses depois da entrega ao CA da RTP da proposta conjunta subscrita por todos os Sindicatos (30 de Dezembro de 2021), foi possível chegar a um pré-acordo com a RTP na revisão do AE 2022 (o STT vai reunir os Corpos Gerentes para validar os resultados obtidos pela Comissão Negociadora Sindical).

O resultado alcançado não é o que o STT desejava nem o que os trabalhadores da RTP mereciam, mas é positivo e vai na direcção certa (nenhum direito é retirado).

Face aos constrangimentos financeiros na RTP e à conjuntura política, em que o Accionista Estado, através do Governo de António Costa, não valoriza a empresa e incumpre inclusive pagamentos resultantes de compromissos anteriores, foi o Acordo possível!

Sendo importante o AE e ultrapassada esta negociação a actividade do STT irá agora centrar-se nas Carreiras, nos Reenquadramentos pendentes e no Combate à Precariedade. NA RTP A UM POSTO DE TRABALHO PERMANENTE TEM DE CORRESPONDER UM CONTRATO DE TRABALHO EFECTIVO COM A EMPRESA.

Esta negociação tem de ser o compromisso de que na RTP terá de haver Aumentos Salariais anuais. A reposição do poder de compra perdido pelos trabalhadores que não foi possível recuperar nesta negociação, continuará a ser uma reivindicação do STT pretende obter em 2023.

Vamos continuar a promover a Unidade com os restantes Sindicatos, para defender os direitos e interesses dos trabalhadores, mas o STT tem de ser respeitado e as suas posições consideradas.

Fonte: STT