Centro Hospitalar Baixo Vouga

(Hosp. Aveiro, Estarreja e Águeda)

CONCENTRAÇÃO DE ENFERMEIROS

28 julho – 15h30

Amanhã, dia 28 de julho às 15h30, irá realizar-se uma Concentração de enfermeiros à entrada do Hospital de Aveiro, para exigir a atribuição de pontos para efeitos de progressão salarial.

Decorrente do descongelamento das progressões em janeiro de 2018 no âmbito da administração pública, foram atribuídos pontos aos enfermeiros para efeitos de progressão salarial.

No Centro Hospitalar Baixo Vouga (Hospitais de Aveiro, Estarreja e Águeda), injustamente, tal não ocorreu:

· Aos enfermeiros detentores de um Contrato Individual de Trabalho (CIT).

· Aos enfermeiros com Contrato de Trabalho em Funções Pública (CTFP) que tiveram o seu ajustamento remuneratório em janeiro de 2011, 2012 e 2013 para o 1º nível remuneratório da tabela salarial.

Sobre esta situação, o SEP já informou o Conselho de Administração do CH Baixo Vouga sobre a Sentença Judicial relativamente ao processo que interpôs em defesa dos sócios, no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa e ganhou.

Também no Hospital Distrital da Figueira da Foz, o SEP ganhou mais duas Ações Contenciosas no Tribunal.

Estas sentenças vieram dar razão reforçada ao SEP e deviam ser aplicadas de imediato também no CH Baixo Vouga, porquanto o SEP solicitou que a administração reapreciasse as situações análogas face à nova circunstância jurídica.

· Aos enfermeiros que se promoveram na carreira ainda no âmbito do DL 437/91, através de concursos abertos até 2009.

· Aos enfermeiros especialistas e gestores que, na transição para o DL 71/19, perderam pontos.

· Aos enfermeiros que relativamente ao tempo de serviço, detiveram um contrato precário aquando da admissão.

A contabilização dos pontos aos enfermeiros para efeitos de progressão é um problema que se arrasta sem que nada o justifique.

As justas reivindicações dos enfermeiros, só podem reforçar o Serviço Nacional de Saúde dos ataques permanentes que também há muito tem vindo a ser alvo dos diferentes poderes políticos.

Fonte: SEP

https://www.sep.org.pt/files/uploads/2018/07/sep_03072018_hospital_aveiro.jpg