20220719Valorsul faixa2A grande adesão dos trabalhadores da Valorsul à greve de dias 19 e 20 provocou a paragem das principais instalações e deixou bem evidentes o descontentamento, a unidade e a firme disposição de retomar a luta, caso a administração não melhore as suas posições quanto aos aumentos salariais e outras reivindicações.

Num comunicado de saudação aos trabalhadores, hoje emitido, o sindicato recorda que a greve decorreu entre as zero horas de dia 19, terça-feira, e as 8h00 de ontem, cumprindo a decisão aprovada em plenários. Foram respeitados os serviços mínimos que o tribunal arbitral decretou e que o SITE CSRA considerou desajustados.

Assinala-se que muitos trabalhadores fizeram greve pela primeira vez, desde que estão na Valorsul.

Na madrugada do início da greve nada funcionou, excepto os serviços mínimos. O mesmo sucedeu, de manhã, na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, em São João da Talha (Loures), no Aterro Sanitário de Mato da Cruz, no Calhandriz (Vila Franca de Xira), e na Estação de Tratamento e Valorização Orgânica, na Mina de Água (Amadora). À tarde, ficou também nos mínimos obrigatórios o Centro de Triagem e Ecocentro do Lumiar. A grande adesão à greve prosseguiu durante a noite e madrugada, provocando uma grande fila de carros à espera de descarregar os resíduos na CTRSU.

Fonte: FIEQUIMETAL