Empresa não nos deu garantias que as comissões agora integradas no salário base serão sempre somadas aos valores dos salários contratuais, mantendo a diferenciação do Salário Mínimo Nacional.

O CESP considera positivo que a empresa, indo de encontro a uma exigência antiga do CESP e dos Trabalhadores tenha decidido ser “mais clara” no rendimento fixo mensal de todos os seus trabalhadores.

O que suscita muitas dúvidas ao CESP é o facto de a empresa ter definido um valor fixo máximo para cada categoria profissional, resolvendo a situação dos trabalhadores que já recebiam valores acima desse, com a inclusão no recibo de salário de um complemento individual.

Complemento esse que não é considerado para efeitos de cálculo do valor/hora e, consequentemente, para efeitos do pagamento de todas as prestações acessórias como: trabalho nocturno, trabalho ao domingo e dia feriado e trabalho suplementar, entre outros.

Da mesma forma, a empresa não deu garantias que nos próximos anos os aumentos salariais manteriam a diferença existente para o valor do SMN, garantindo sempre ao trabalhador que as comissões agora somadas ao salário base não virão a ser “reduzidas” por via de aumentos salariais inferiores aos aumentos do Salário Mínimo Nacional.

O CESP lamenta que a empresa não tenha aproveitado a oportunidade para definir um valor igual para o Subsídio de Alimentação a pagar a todos os seus trabalhadores

Vamos continuar o esclarecimento e a luta.

Queremos a garantia que as carreiras profissionais dos trabalhadores não vão estagnar nem sofrer desvalorização.

Grande participação dos trabalhadores nos plenários de dia 30 de Junho e na Greve de dia 7 de Julho

Esta participação é a prova de que as dúvidas do CESP têm fundamento e são sentidas pelos trabalhadores.

Há relatos de trabalhadores que receberam menos em Junho do que vinham recebendo desde os aumentos salariais no início do ano e tal não pode suceder.

Vamos continuar a realizar plenários e a intensificar a luta, exigindo a resolução de todos os problemas e a uniformização do valor do Subsídio de Alimentação.

Fonte: CESP