FENPROF avalia últimos 113 dias do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino SuperiorEnsino Superior e Investigação em Portugal: onde os problemas pouco se resolvem e muito(s) se arrastam!

FENPROF promove Conferência de Imprensa de avaliação dos 113 dias de mandato da equipa do MCTES

Coimbra, 21 de julho (quinta-feira), 11:00 horas

O ano letivo também terminou no ensino superior e, neste, como em relação à ciência, só não terminaram os problemas. Quanto a esses, continuam a arrastar-se:

- É a precariedade que se arrasta;

- Os problemas de carreira, onde pontificam os relacionados com a avaliação e os seus efeitos, que se arrastam;

- A falta de um regime legal para os docentes e investigadores das instituições privadas, que ponha termo ao arrastar da desregulação laboral e que enquadre o processo de contratação coletiva no setor;

- É, ainda, a ausência de um processo de avaliação e revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) que, nos termos da lei, deveria ter acontecido em 2012, mas, por falta de vontade dos governos, há dez anos que se vai arrastando na ilegalidade.

A FENPROF entregou uma petição na Assembleia da República, visando contribuir para que se criem condições para as necessárias avaliação e revisão do RJIES, e teve uma primeira reunião com a atual ministra da CTES, em 26 de abril. Em relação ao ministério, apesar de a governante ter solicitado o envio de documentos e propostas por parte da FENPROF para que pudessem iniciar-se processos de diálogo e de negociação, depois de os receber, não deu qualquer sinal à FENPROF que fizesse, sequer, supor a concretização do seu compromisso.

Para apresentar o balanço do que foi o ano letivo no Ensino Superior (Universitário e Politécnico) e na Ciência, mas, também, para apresentar as suas expetativas para o que já se aproxima, a FENPROF promove uma Conferência de Imprensa em Coimbra, no Centro de Formação do SPRC (Rua Bernardim Ribeiro, n.º 36), no próximo dia 21 de julho (quinta-feira), pelas 11:00 horas. Nesta Conferência de Imprensa de avaliação dos 113 dias de mandato da nova equipa do MCTES estarão presentes dirigentes do Departamento de Ensino Superior e Investigação da FENPROF.

Fonte: FENPROF