Os trabalhadores da Monliz estiveram reunidos em plenários no passado dia 23 junho,com o Sindicato Nacional Indústria Alimentar - STIAC, onde foram discutidos os seguintes pontos:

- A negociação do Contrato Coletivo de Trabalho para a Indústria do Frio, sem qualquer atualização desde 2003;

- O cumprimento dos horários de laboração contínua nomeadamente os dois dias de folga consecutivas e um fim de semana por mês;

- A discriminação salarial criada pela aplicação de outra convenção coletiva, assinada com outro sindicato.

Os trabalhadores descontentes com a não negociação do caderno reivindicativo proposto, a ausência de retorno aos problemas colocados na última reunião, realizada em 24 maio, com o responsável de Recursos Humanos do Grupo Ardo e o facto da empresa Monliz continuar a fomentar formas de discriminação, provocando o conflito entre trabalhadores, estes decidiram fazer greve no próximo dia 10 de agosto, com os seguintes objetivos:

- Pelo cumprimento e negociação do Contrato Coletivo de Trabalho para a Indústria do Frio, negociado entre a ALIF e a FESAHT, sem qualquer atualização desde 2003;

- Pelo fim dos horários desregulados;

- Por dois dias de folga consecutivos;

- Pelo gozo de um fim de semana por mês;

- Pelo fim da discriminação salarial;

- Por aumentos salariais dignos;

- Pelo fim da precariedade;

- Pela progressão na carreira;

- Pelo dia de aniversário do trabalhador ou de filho até 12 anos;

- Por 25 dias de férias;

- Pelo aumento do subsídio de alimentação;

- Pelo aumento do subsídio de turno;

- Por melhores condições de trabalho.

Fonte: Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Alimentar