Centro Hospitalar do Oeste vai despedir enfermeiros no final deste mês

Numa fase ainda de pandemia, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) vai despedir 6 enfermeiros no final do mês, podendo vir a ser 15, caso o governo não autorize manter estes contratos.

Convocámos um plenário de enfermeiros que se realizou no Hospital de Caldas da Rainha no passado dia 26, ficando decidido realizar no imediato uma Conferência de Imprensa para Denúncia Pública desta situação.

A pandemia veio agravar as condições de trabalho com elevada sobrecarga de utentes nos 3 Serviços de Urgência (SU) do CHO, designadamente, nas unidades de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras. As Equipas de Enfermagem destas Unidades de Saúde expuseram as suas realidades ao Conselho de Administração em agosto, setembro e outubro de 2021.

Esta sobrecarga de utentes e consequentemente a falta de condições para os instalar e prestar cuidados em segurança continua a agravar-se, não se entendendo a razão destes despedimentos.

Atualmente são necessárias, em média, 1000 horas de trabalho extraordinário por mês só no Serviço de Urgência das Caldas da Rainha.

Questionado por nós, o Conselho de Administração refere que o governo não autorizou a manutenção destes enfermeiros.

Na reunião realizada em 28 de dezembro de 2021 com o Conselho de Administração, expusemos a situação dos colegas. Informaram-nos que tinham previsto mais 110 postos de trabalho no Plano de Atividades e Orçamento para 2022 e aguardam autorização da Tutela nessa contratualização para reforçar o “Mapa de Enfermagem”.

Conferência de Imprensa

28 de abril - 11 horas - junto à entrada do Hospital de Caldas da Rainha

Fonte: SEP