Trabalhadores dos Hotéis Tivoli em Luta, contra a eliminação do 15° mês de salário (BSC), por melhores condições de trabalho e por aumento dos salários

Dia 15 de Abril, a partir das 08:00h

Desde 2016, aquando da aquisição pelo grupo Minor Hotels Internacional da marca Tivoli, após a queda do BES (Banco Espírito Santo), os trabalhadores dos hotéis Tivoli viram os seus salários congelados e a degradação das suas condições de trabalho.

Apesar de os trabalhadores, junto com seus representantes, apresentarem Cadernos Reivindicativos todos os anos, a administração da empresa sempre protelou ou recusou negociações.

Nos últimos 8 meses, a administração tem insistido, junto dos trabalhadores e seus representantes sindicais, a eliminação do Balanced ScoreCard (BSC), regulamento negociado que permite ao trabalhador receber, no mês de Maio, até um salário (15° mês).

Os trabalhadores não só recusaram a intenção da empresa, como exigem que os salários sejam valorizados com aumentos salariais dignos, para fazer face ao aumento do custo de vida e bens essenciais (energia, combustível, água, pão, etc.).

Nada justifica esta prepotência, quando a reserva de quartos no grupo, para o período da Páscoa é superior a 83% e na época alta, já se encontra nos 67%, números à data superiores ou iguais, ao mesmo período de 2019, anteriores á pandemia, havendo outras unidades hoteleiras do mesmo segmento de mercado, a aumentar os trabalhadores, dada a perspectiva de crescimento de receitas e de modo a atenuar o aumento do custo de vida.

Os trabalhadores decidiram, face à postura irredutível da administração da empresa, junto com o Sindicato e seus representantes sindicais, fazer greve e realizar concentrações àporta de cada estabelecimento, dia 15 de Abril, feriado 6ª-feira Santa, a partir das 08:00h, para denunciar esta situação.

Locais das concentrações:

Hotel Tivoli Palácio Seteais - Rua Barbosa DU Bocage n°8, 2710-517 Sintra Hotel Tivoli Oriente - Av. Dom João II, n.° 27, 1990-083 Lisboa

Hotel Tivoli Avenida Liberdade - Av. da Liberdade, n°185, 1269-050 Lisboa

Fonte: SINDICATO HOTELARIA DO SUL