Na sequência dos plenários que realizámos com os trabalhadores dos vários aeroportos, onde apresentámos a proposta final da Portway, a decisão foi clara e inequívoca: rejeitar a proposta da empresa!

Isso mesmo foi comunicado à empresa, que, entretanto, e nessa sequência, requereu à DGERT/Ministério do Trabalho um processo de prevenção de conflitos com todos os sindicatos.

Nessa reunião, a empresa informou pretender um AE único aplicável a todos os trabalhadores, mas quis colocar o ónus da apresentação de propostas do lado dos sindicatos, o que para nós é inaceitável!

Da nossa parte, reiterámos que a conflitualidade e o mal-estar cada vez mais latente nas relações laborais na empresa é da responsabilidade da Portway, designadamente pela não aplicação (ou aplicação enviesada) do AE de 2020, designadamente no que diz respeito à organização dos tempos de trabalho, pagamento dos feriados em escala ou avaliação de desempenho!

Só agora, ao final de 2 anos da publicação do AE de 2020 é que a empresa assumiu o cumprimento de algumas matérias relacionadas com a organização dos tempos de trabalho, o que é absolutamente lamentável, mais parecendo haver conluios com interesses obscuros.

Recordámos também que foi a Portway que, sem informar os sindicatos, retirou o requerimento da Portaria de Extensão em 2020, bem como foi a Portway que decidiu aplicar o Código do Trabalho a alguns trabalhadores não filiados!

A muito custo a empresa lá assumiu que o que pretende é congelar as carreiras em todos os acordos, seja o de 2020, seja o de 2016 ou o de 2022!

Temos mantido uma postura séria, coerente e responsável, não embarcando no populismo fácil, mas efectivamente enquanto a Portway não assumir que quer ser uma empresa estruturada e estruturante no sector, com responsabilidade social e, como tal, estável e que ofereça condições dignas aos seus trabalhadores (designadamente perspectivas de carreira e de futuro), estaremos sempre mais longe de acordar o que quer que seja!

Nesse sentido, ainda que estejamos sempre disponíveis para dialogar com a empresa, o que consideramos urgente e pertinente é a aplicação correcta do AE de 2020! Neste âmbito, encontra-se marcada uma nova reunião para dia 19 de Abril.

Relativamente ao nosso requerimento à DGERT de um processo de Conciliação sobre o pagamento dos feriados em escala, encontra-se marcada reunião para dia 20 de Abril. Uma vez que, até este momento, não foi possível um acordo com a Portway que incidisse também sobre esta matéria, recordamos que se mantém em vigor (para já, até 30 de Junho) o nosso pré-aviso de greve aos feriados em escala, com o objectivo de proteger os trabalhadores destas arbitrariedades cometidas pela empresa, sempre em claro prejuízo dos mesmos de sempre!

Quaisquer dúvidas, não hesitem em contactar-nos!

VEM FORTALECER A NOSSA LUTA, NO MAIOR SINDICATO DA AVIAÇÃO E
AEROPORTOS, SINDICALIZA-TE NO SITAVA!

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES

Fonte: SITAVA