Direito a Trabalhar com vida pessoal e FamiliarRealizou-se ontem, dia 9 de Março, em Santarém, uma Tribuna Pública com o tema “Direito a Trabalhar com vida Pessoal e Familiar”

Esta iniciativa inseriu-se no âmbito da Semana da Igualdade, que decorre entre 7 e 11 de Março, e foi promovida pela União dos Sindicatos de Santarém, em coordenação com a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, da CGTP-IN. Teve como objectivo denunciar os problemas e dificuldades que as trabalhadoras e os trabalhadores têm em conciliar a sua vida pessoal e familiar com a vida profissional, nomeadamente pela imposição de horários de trabalho desregulados, dos baixos salários, de actos de discriminação e violação da lei da parentalidade, entre outros.

Durante esta Tribuna foi dada a palavra aos trabalhadores dos diferentes sectores, do comércio à Administração Pública, passando pela indústria alimentar, hotelaria e serviços sociais, que partilharam as dificuldades em conciliar o trabalho com a vida familiar com que, diariamente, os trabalhadores são confrontados no nosso país.

Esta iniciativa contou com a presença de Válter Ferreira, Coordenador da União dos Sindicatos do Distrito de Santarém, Cristina Tomé, responsável da Comissão para a Igualdade entre mulheres e Homens no Distrito de Santarém, e Joaquim Mesquita, da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN. Participou também Isabel Camarinha, Secretária Geral da CGTP-IN, que fez a sua intervenção no final sobre estas e outras matérias, reforçando a ideia que “A igualdade tem de existir para o país evoluir!”, através da valorização salarial, da revogação da caducidade das convenções coletivas, da integração na negociação e na contratação coletiva de medidas de promoção e salvaguarda da igualdade retributiva, da erradicação da discriminação direta e indireta, transversal e horizontal, e de estereótipos ainda prevalecentes entre homens e mulheres, de entre muitas outras medidas que a CGTP-IN vem propondo.

Fonte: União dos Sindicatos de Santarém