concentracao 121O Sindicato da Hotelaria do Algarve está a dinamizar um abaixo-assinado regional pelo aumento dos salários sem retirada de direitos. "EXIGIMOS O AUMENTO DOS SALÁRIOS SEM RETIRADA DE DIREITOS!" é o título do abaixo-assinado que irá estar presente nas próximas semanas por toda a região do Algarve. Esta é uma mais uma forma de os trabalhadores exigirem ao patronato uma actualização digna dos salários e afirmarem que não aceitam "trocar um porco por uma chouriça" como pretende o grande patronato do sector do turismo.

Num comunicado à Imprensa, o sindicato afirma que os trabalhadores não aceitam ser os únicos a quem são negados os benefícios do aumento da procura e ocupação hoteleira na região. "De um lado temos os dados divulgados (com crescimentos consecutivos desde 2008) e projectados pelo grande patronato: mais dormidas, mais hóspedes e mais lucros. Do outro assistimos ao congelamento dos salários, ao aumento da precariedade, do trabalho não pago e do desemprego.

Os trabalhadores, aqueles que fazem, de facto, andar para a frente um sector que gera milhões de euros de lucro, exigem melhores condições de vida, para si e para os seus filhos.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve afirma que não pode, nem haverá turismo de qualidade com salários de miséria, com horários de trabalho desregulados, com ritmos de trabalho cada vez mais intensos, com bancos de horas e meses de paragem forçada no desemprego, com a brutalidade sobre os trabalhadores através da chantagem e pressão (assédio moral/tortura psicológica) sobre os trabalhadores e os constantes ataques à liberdade sindical na empresa."

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve