No dia 9 de Junho, realizou-se, a nível nacional, uma greve nas cantinas, refeitórios, fábricas de refeições, áreas de serviço e bares concessionados.  A greve teve elevada adesão a nível nacional. Na região norte, as cantinas dos hospitais de Ponte de Lima, Vila Nova de Famalicão, Penafiel, Pedro Hispano e Prelada, tiveram uma adesão de 100%. Foram penas garantidos os serviços mínimos.

Outras cantinas de hospitais tiveram também grande adesão embora não a 100%, como foi o caso do hospital de São João. A cantina da RTP encerrou. Encerraram também as cantinas dos centros de formação de Braga, Bragança e a do Porto manteve o funcionamento apenas com um trabalhadora.
No mercado escolar a adesão também foi grande, com várias cantinas escolares encerradas. Só duas cantinas de confecção que encerraram e que transportam refeições impediram o serviço de refeições em 20 escolas primárias do Porto. Alguns conselhos directivo ofereceram bolos e sandes ao almoço aos alunos em lugar de encerrarem as escolas, violando a lei.

Fonte: Sindicato dos Trabaklhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte