Destruir o Orçamento do Estado para 2014 antes que este destrua Portugal

Amanhã dia 26, PSD e CDS preparam-se para aprovar o Orçamento do Estado para 2014, o mais restritivo e violento de sempre, do período democrático, para os trabalhadores e para os serviços públicos que se destinam a garantir um conjunto de funções sociais que são responsabilidade do Estado.

A Educação é um dos alvos principais de um governo que tem por objetivo desmantelar a Escola Pública Democrática para entregar a empresários privados o que a Constituição da República impõe ao Estado. Faz parte da estratégia governamental asfixiar financeiramente o sistema público, reduzir-lhe ainda mais recursos e provocar situações de rutura para, depois, poder afirmar que os privados fazem mais e melhor e, com esse argumento, oferecer-lhes ainda mais dinheiro dos contribuintes.

Também os professores têm sido vítimas principais das políticas de empobrecimento impostas pelo governo, sendo um dos setores em que o desemprego mais cresceu, os salários mais baixaram e as condições de trabalho mais se degradaram. Com o OE para 2014, a situação agravar-se-á, levando a que alastrem as situações de rutura económica e social.

Por estas razões, amanhã, dia 26, a FENPROF e os Sindicatos de Professores que a integram desenvolverão um conjunto de iniciativas articulando a sua ação com a da CGTP e Uniões de Sindicatos. Em todas as regiões, será distribuído um folheto à população, junto às escolas, logo a partir das 8.15 horas, no qual se alerta para as consequências do Orçamento do Estado para 2014 na Escola Pública e se apela à defesa deste bem social.

Em Coimbra, os dirigentes da FENPROF estarão a partir da 8.15 horas junto à Escola Secundária D. Dinis e à EB 2.3 da Pedrulha. Numa ação simbólica, junto a esta escola (EB 2.3 da Pedrulha), a partir das 10 horas, depois de uma declaração à comunicação social sobre os efeitos nocivos do OE para 2014, nomeadamente para a Educação e o Ensino Públicos, os dirigentes presentes irão queimar este Orçamento. Participará nesta iniciativa o Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira.