Como o Montepio não está a cumprir com a sua palavra (actualização salários, pagamento subsídio de turno, pagamento diuturnidades, férias, etc.), O CESP vai entregar um abaixo assinado a exigir o imediato cumprimento do compromisso assumido ou teremos de ponderar outras formas de luta, estando em cima da mesa todas as possibilidades.

Negociação Contrato Colectivo de Trabalho (CCT)
RedMut - Associação Portuguesa de Mutualidades

Prossegue a negociação do CCT da Associação Portuguesa de Mutualidades onde o Montepio Rainha D. Leonor está filiado.

A negociação tem decorrido de forma lenta e difícil, tendo até ao momento sido possível concretizar entendimento em algumas matérias importantes como:

Definição das Categorias Profissionais;

25 dias de férias (22 + 3 de majoração);

Trabalho normal em dia feriado - Acréscimo de 100% no período das 00h às 07h.

A insistência da associação patronal num conjunto de propostas que retiram direitos e degradam as condições de trabalho, sendo inaceitáveis, colocam em risco que cheguemos a bom porto com esta negociação, a saber:

Possibilidade de deslocação diária até mais 2h para além do tempo consumido habitualmente nas deslocações do trabalhador;

Possibilidade da Semana de Trabalho com 6 dias;

Regime de Adaptabilidade com possibilidade da carga horária semanal atingir as 50h, não contando com o trabalho suplementar prestado neste período;

Possibilidade do intervalo de descanso ser alargado até 4h, sem consulta ao trabalhador, para os motoristas e pessoal adstrito à preparação e distribuição refeições;

Regime de prevenção/chamada para todos os trabalhadores o que obriga o trabalhador estar 24h do dia disponível para o empregador;

Não Pagamento de diuturnidades.

É um processo difícil, mas estamos determinados a conseguir um CCT que permita a actualização dos salários e melhoria dos direitos dos trabalhadores.

No entanto, em 2016, o Montepio Rainha D. Leonor assumiu perante os trabalhadores que, enquanto não existisse um CCT para as Mutualidades, aplicaria o CCT das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Como o Montepio não está a cumprir com a sua palavra (actualização salários, pagamento subsídio de turno, pagamento diuturnidades, férias, etc.), iremos entregar um abaixo assinado a exigir o imediato cumprimento do compromisso assumido ou teremos de ponderar outras formas de luta, estando em cima da mesa todas as possibilidades.

ENTREGA ABAIXO ASSINADO

18 DE JANEIRO DE 2022