Revisão ACT Brisa 2022
Envio de proposta
90€ de aumento mínimo para todos os trabalhadores
5% aumento nas cláusulas de expressão pecuniária

• Introdução da 7ª diuturnidade com 30 anos de serviço e da 8ª com 35 anos completos de serviço;
  • Eliminar a linha n.º 3 da cláusula 61. (Limita as diuturnidades ao máximo de 25% do salário base);
  • Eliminação da categoria profissional de oficial de electrónica, reclassificação para técnico de electrónica;
  • Eliminação da categoria profissional de oficial de electricidade, reclassificação para técnico de electricidade;
  • Eliminação da categoria profissional de operador de patrulhamento, reclassificação para oficial de mecânica;
  • Eliminação da categoria de ajudante de obra civil, reclassificação para oficial de obra civil;
  • 35h para todos os trabalhadores;
  • 25 dias de férias;
  • Feriados pagos a 200%;
  • Atribuição do subsídio de risco aos trabalhadores que operam nas vias sem interrupção de tráfego;

A LUTA É O CAMINHO

2021 foi um ano particularmente gravoso para os trabalhadores, em que as famílias sofreram perdas significativas de rendimento, no contexto da actual crise pandémica. Avizinha-se o agravamento para o presente ano de 2022, fruto da política de baixos salários prosseguida por patronato e Governo.

Os trabalhadores da Brisa exigem ver reflectidos nos seus vencimentos o esforço da contribuição prestada no desenvolvimento da empresa e para as brutais mais-valias realizadas pelos principais accionistas.

Mais uma vez e após reiterados apelos junto da empresa, o CESP viu-se forçado a enviar uma denúncia à autoridade para as condições de trabalho sobre um conjunto de problemas que a empresa persiste em ignorar, nomeadamente, sobre a fixação das escalas, obrigatórias por lei, e a pressão de ar excessiva dos pneus das viaturas da assistência rodoviária, que põe em risco os trabalhadores.

Finte: CESP